sábado, 30 de maio de 2009

Top Dj Noir em entrevista para o site Baladaplanet!

Somando mais de dez anos de carreira, com direito a produções que ecoaram pelos quatro cantos do planeta, o dinamarquês René Kristensen, conhecido na cena eletrônica como Noir, realizará sua primeira turnê brasileira em junho.Responsável pela gravadora Noir Music, René já lançou tracks de artista de peso como Gui Boratto, Tocadisco e Deadmau5, só para citar alguns.Além de passar a maior parte do tempo produzindo e viajando pelo mundo tocando, Noir ainda encontra tempo para a sua residência no Club V4 em sua cidade natal Aalborg, na Dinamarca, que já completa mais de 6 anos.Em entrevista exclusiva ao Balada Planet o artista anunciou seus próximos lançamentos, incluindo um EP de seu projeto de deep house Sweaty Fish e uma série de compilações para o próximo verão europeu.Atualmente você está entre os grandes nomes da música eletrônica mundial.

Como foi o início da sua carreira na Dinamarca?

Noir: Foi terrível... Não temos uma grande cena eletrônica na Dinamarca, cada clube, noite ou evento, enfrentou uma luta para fazer as pessoas apenas notarem e conhecerem. Cada lançamento era difícil de vender, porque música eletrônica simplesmente não vende na Dinamarca. Os tempos são melhores agora, ainda não estão ótimos, mas pelo menos temos uma cena pequena, com clubers fiéis e com apoio para a música eletrônica.

Você produziu músicas que se transformaram em verdadeiros “hits” mundiais, como “My MTV”. Qual foi a primeira a explodir na cena? O que esta música mudou na sua carreira?

Noir: Bem… demorou um pouco de tempo após o lançamento na primavera de 2006 na Toolroom, mas essa música deu o ponta pé inicial na minha carreira de DJ fora da Dinamarca. “My MTV” e “All About House Music”, são provavelmente os principais motivos do porque eu comecei a excursionar pelo mundo, é claro que sou muito agradecido por isso.

Pretende apresentar-se no formado Live PA algum dia? Ou você considera realizar um DJ set mais desafiador? Você toca com CD, vinil ou computador?

Noir: Eu ainda não pensei no meu “live act”. Simplesmente porque eu sinto que ainda não é a coisa certa a se fazer. Penso que devo esperar até eu gravar alguns álbuns, para então realizar uma turnê com o live act. No momento eu estou utilizando CD. Foi difícil a transição do vinil para CD e será difícil ir do CD para o laptop. Mas eu sei que no final vou acabar fazendo isso.

E sobre o seu estúdio? Onde ele fica e quais equipamentos você utiliza para produzir música?

Noir: Meu estúdio fica no meu apartamento. São dois andares e no piso superior é o escritório da Noir Music e meu estúdio. É importante para mim ter um estúdio disponível a qualquer momento, pois tenho ideias loucas a qualquer hora do dia ou da noite. Eu utilizo principalmente o Ableton Live para produzir minha música, e eu realmente não tenho nenhum VST favorito, eu tento utilizar diferentes VST’s cada vez que faço uma track. Eu penso que não poderia viver sem o meu teclado midi da Novation, não uso muito para programar melodias e ritimos, mas gosto de deixar fluir e improvisar no teclado. Eu praticamente substituí todos meus equipamentos analógicos por softwares, simplesmente porque soam melhor ou estão melhores agora.

Você possui muitas tracks, remixes e colaborações lançadas. No que você está trabalhando agora? Quais serão os próximos lançamentos do Noir?

Noir: Hoje estou trabalhando em um novo lançamento para o selo Klimaks (será o primeiro release do Noir na Klimaks), que é um tipo de old school e com fortes referências da disco music, acredite ou não. Além disso, eu fiz colaborações com Dan Welton, Mikel Curcio, Patric la Funk e Sivesgaard, que serão lançados em diferentes selos durante o verão. Meu último single (The Best Of 2006 - 2009) chamado “Ragnarok” foi lançado recentemente pela Noir Music, com uma forte lista de remixes. E finalmente… Estou muito ansioso sobre o meu projeto de deep house “Sweaty Fish”, junto com meu bom amigo Martin Thompson. Quando você estiver lendo esta entrevista, provavelmente o EP “Gloryhunters” já terá sido lançado pela Noir Music.

Você é o responsável pela Noir Music, quais artistas já foram lançados pelo selo e quais serão as próximas surpresas da Noir Music?

Noir: Noir Music lançou músicas de grandes artistas como Deadmau5, Funkagenda, Chris Lake, Gui Boratto, Tocadisco e Mark Mendes, todos no passado... Recentemente os grandes nomes foram Nick Curly, Gorge, Stimming, Spektre e Koen Groeneveld & Ramon Tapia. É claro que tenho orgulho de ter uma lista como esta na Noir Music, mas estou igualmente feliz e provavelmente mais excitado em relação aos novos talentos como: Oliver Dahl, Nikitin & Semikashev, Sivesgaard, D Dub, Aki Bergen e a lista continua.

Para o verão a Noir Music gravou um incrível EP do Oliver Dahl, outro do Kinitin & Semikashev, um interessante pacote de remixes de uma track do D Dub, os vencedores da competição de remixes da Noir Music, também pretendo lançar uma série de compilações, a primeira será gravada neste verão.

Qual o melhor local do mundo para tocar música eletrônica? Você acredita que a Europa seja o principal centro de música eletrônica no mundo? O que você ouviu sobre a cena eletrônica brasileira?

Noir: O melhor lugar do mundo é aquele onde o público está 100% pronto para isso. Eu realmente não tenho lugares favoritos - seria mais sobre noites favoritas – mas foram muitos para mencionar apenas um favorito, desculpe. Eu não acredito que a Europa seja o principal centro da música eletrônica. Com a Noir Music nós vendemos muitas cópias tanto nos Estados Unidos quanto na Europa, então se você me perguntar direi que a vibe eletrônica é uma coisa mundial. Eu ouvi apenas coisas boas sobre a cena eletrônica brasileira, esta será minha primeira turnê no Brasil, e claro que estou muito ansioso para experimentar eu mesmo.

Como é a cena eletrônica na Dinamarca? Existem muitos clubes e festas? Ou a cena dinamarquesa já esteve melhor no passado? O que você pensa sobre isso?

Noir: Apenas cinco milhões de pessoas vivem na Dinamarca, então é natural não termos uma grande cena. Penso que temos cerca de quatro ou cinco clubes descentes em todo o país. A cena não foi melhor no passado, o ambiente nos clubes varia (alguns anos, meses está bom, outros não). E difícil fazer grandes festas na Dinamarca, mas quando uma boa festa acontece o público fica extremamente empolgado. Mesmo pensando que eu já toquei ao redor do mundo, para grandes platéias, em lugares e clubes melhores... Alguns dos melhores momentos foram nas noites da Dinamarca.

Noir realizará uma turnê brasileira em junho. O que o público brasileiro pode esperar?

Noir: Música de qualidade, sexy tech, techno e deep house. Pequenas surpresas aqui e ali (bootlegs, mashups, acapelas, efeitos especiais e outras coisas). Eu gosto de manter meus sets excitantes ao invés de lineares. Meus sets são sempre espontâneos e nunca pré selecionados em casa, então depende muito do público... Ele (o público) me inspira a fazer o que quer que seja, todas as noites.

Deixe uma mensagem para o público do Balada Planet, especialmente para os que estarão na pista de dança esperando pelo set do Noir.


Noir: Coloque o seu calçado predileto para esta noite, porque você pode acabar dançando a noite inteira, ao invés de beber. Pratique em sua rotina colocar as mãos para o alto, pois você também pode precisar disso.

Bate bola com Noir:

Techno, house ou electro?
Definitivamente techno e tech-house, sem electro por favor.

Cerveja, vodka ou wisky?
Tudo em apenas um copo por favor.

Clube underground ou rave massiva?
Clube underground, pois eu gosto da intensidade, da sensação de suar.

O que a música eletrônica significa para você?
É minha vida... Eu vivo e respiro por ela, me faz feliz.

Qual é o seu top 5 atualmente?
1. Noir – Disco.Nnected - Klimaks
2. Oliver Dahl – 3EP – Noir Music
3. BootNoir – Eminemissions – BootNoir
4. Nick Fanciulli – Materia (Noir Edit) – Renaissance
5. Namito – Zorro – Kling Klong

Ele será totalmente diferente amanhã ou daqui a três horas... Eu mudo minha mente e encontro novos favoritos a todo tempo

Noir - Best Of (2006-2009) Mixtape: http://www.noir-music.com/mixtapes/noir_-_best_of_mixtape.zip

Tracklist:
1- Noir – All About House Music ( Peter Gelderblom Special Edit)
2- Noir – All About House Music (Dj Tool 1 + 2)
3- Noir & Dan Welton – The Black Sniper (Original Mix)
4- Noir – No Strings Attached (Dj Tool)
5- Noir – No Strings Attached (Einmusik Remix)
6- Noir – Troya (Original Mix)
7- Noir – Jackass (Dj Tool)
8- Noir – Jackass (Moonbeam Remix)
9- Noir – Jackass (Dj Tool)
10- Noir – Super Skunk (Deadmau5 Remix)
11- Noir – Super Skunk (Skunk Tool)
12- Noir – My Mtv (D Ramirez vs Noir Vox Mash)
13- Noir ft Alexander Perls – Times Of My Life (Dj Tool)
14- Noir ft Alexander Perls – Times Of My Life ( Bart B More Remix)
15- Noir ft Alexander Perls – Times Of My Life (Dj Tool)
16- Noir – Clickit (Original Mix)
17- Noir – Clickit (Dj Tool)
18- Noir – The Off-World (Original Mix)


Mais infos:
http://www.noir-music.com/
www.myspace.com/noir
www.myspace.com/noirmusic1
www.myspace.com/growuudmusic

por Paulo Henrique Schneider
http://www.baladaplanet.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário